quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Morador de Americana cria escolinha de futebol para crianças carentes



Após trabalhar vários anos com futebol amador na cidade, Carlos Roberto Gonçalves Kunihira, conhecido como “Japão” se dedica integralmente à escolinha de futebol. São cerca 160 alunos (meninos e meninas) matriculados entre futebol de campo e de quadra

Japão se reúne com os meninos antes do começo do treinamento 
Carlos Roberto Gonçalves Kunihira era professor de uma escolinha de futebol quando recebeu o convite para idealizar um projeto social que visava ajudar crianças carentes no bairro Jardim da Paz, zona norte da cidade de Americana. O convite veio de um vereador do bairro, em fevereiro de 2015.

Com o desafio aceito e a certeza de um longo e árduo trabalho que teria pela frente, Japão não tinha tempo a perder e a primeira providência foi solicitar à prefeitura da cidade que deixasse o campo apto para a prática de futebol, pois o mesmo estava totalmente abandonado. O projeto funciona no Centro Esportivo Jardim da Paz.


“Quando o projeto começou, o campo estava um matagal. Pedimos e depois de 20 dias, a prefeitura cortou a grama do campo. Não tinha nem traves no gol”, declarou Japão.


 Com cinco meses de existência, a escolinha atende 160 crianças, a maioria moradores dos bairros Jardim da Paz, Parque Liberdade e Residencial Mário Covas. A idade mínima para participar do projeto é cinco anos e a máxima quinze. Vale ressaltar que o aluno só pode treinar na escolinha com uma autorização escrita e assinada pelo responsável e deve estar obrigatoriamente estudando. 
Carlos Roberto Gonçalves Kunihira, popular “Japão”

No mês de junho de 2015, a escolinha fechou um patrocínio com a VPT (Viação Princesa Tecelã), que disponibiliza um ônibus para levar os meninos para os jogos, tanto na própria cidade com em municípios vizinhos. A empresa também forneceu dois uniformes completos para cada integrante do time.

O sucesso da escolinha de futebol acontece pelo envolvimento dos moradores do bairro. Além de Carlos Eduardo (presidente), fazem parte do projeto, nos cargos de diretores, Daniel Santana, Robson da Silva, Vereador Joãozinho do Quiosque e Edivaldo Capelli. 

Japão se sente motivado a dar aulas de futebol para crianças.


 “Eu sempre trabalhei com futebol amador, na categoria adulta. Com o passar do tempo, me deu vontade de trabalhar com crianças, porque o adulto quer cerveja e carne, já as crianças não, só com um refrigerante elas ficam felizes. Essa é a grande diferença”, explica.


O sentimento de satisfação com o sucesso do projeto social no bairro também é compartilhado pelos meninos e seus familiares.

Carlos Samuel, de nove anos, estuda no terceiro ano do CIEP São Jerônimo. Antes do projeto, todos os dias, após sair da escola, ele brincava na rua. Seu sonho é ser jogador de futebol e seu ídolo é Neymar.

Gabriel, de 14 anos, morava em São Paulo e há dois meses treina na escolinha. Seu sonho é ser jogador ou engenheiro civil e seu grande ídolo é Lionel Messi. 


“O projeto é muito importante para o bairro, pois tira as crianças da rua e oferece uma oportunidade de futuro às crianças. Meu filho melhorou bastante em relação à disciplina. Antes ele era bem nervoso, agitado em casa. Agora não, além de dormir melhor, porque a atividade física cansa”, relatou Caroline, mãe de Caio, 7 anos.


Todos os jogos e programações da escolinha são divulgados na página oficial no Facebook. A página na rede social criada por “Japão” tem atraído a atenção de moradores de outros bairros, que vão ao local conhecer, elogiar a iniciativa e também entender como funciona. Algumas pessoas dizem que gostariam de implantar o projeto em outros bairros periféricos da cidade.

Os treinos da escolinha de futebol no Centro Esportivo Jardim da Paz são divididos em cinco categorias:
Às terças-feiras, das 8h30 às 10h, futebol de salão masculino. No mesmo dia, das 16h às 18h, Japão treina cerca de 30 meninas também no futebol de salão. Às quartas e sextas feiras, das 16h às 18h e aos sábados, das 8h às 10h, acontece no campo de futebol o treino para a categoria sub 10. Nas quintas das 16h às 18h é a vez das categorias sub 14 e sub 16.