quinta-feira, 14 de maio de 2015

Libertadores 2015: Cruzeiro e Inter classificados, Corinthians dá vexame histórico e adia sonho do BI

A noite de gala na principal competição sul-americana definiu as equipes brasileiras classificadas à próxima fase da competição e aquelas que se despedem do torneio  

Cruzeiro elimina São Paulo e avança na libertadores 

Cruzeirenses comemoram o marcado por Leandro Damião
 Precisando reverter à desvantagem no confronto, o Cruzeiro começou o jogo com muita intensidade e logo aos 7 minutos quase abriu o placar com Willians que partiu do meio de campo, levou a marcação e chutou forte sobre o gol defendido por Rogério Ceni.
Mesmo com toda a pressão e arriscando vários chutes de fora da área, o gol não saia e a apreensão só aumentava a cada minuto que se passava, com o zero no placar persistindo pelos 45 minutos iniciais.

A angústia cruzeirense chegou ao fim aos 9 minutos da segunda etapa quando Willian fez grande lançamento para Mayke que deixou na medida para Leandro Damião só empurrar para as redes e Explodir a torcida celeste no Mineirão. O resultado persistiu até o apito do juiz e a classificação seria decidida nos pênaltis.

Nas cobranças de pênaltis, o Cruzeiro foi mais eficiente e venceu por 4 a 3. Para os mineiros marcaram Marquinhos, Arrascaeta, Henrique e Gabriel Xavier, enquanto Rogério Ceni, Ganso e Centurión anotaram os gols são paulinos.

Corinthians dá vexame histórico, perde novamente para o Guaraní/PAR e dá adeus ao sonho do BI 

Corinthians teve dois jogadores expulsos no jogo

Com a surpreendente derrota diante dos paraguaios na ultima quarta, o Corinthians necessitava vencer por no mínimo 3 gols de diferença para garantir a classificação a próxima fase da competição.

Mas o que se viu no Itaquerão, foi uma equipe muito nervosa durante todo o jogo e incapaz de conseguir criar chances de gols, diante da forte marcação exercida pela equipe paraguaia.  A torcida não conseguia contagiar sua equipe e a tão sonhada “remontada” ia ficando mais distante a cada minuto que se passava.

O reflexo de todo este nervosíssimo foi visto na segunda etapa, com as expulsões de Fábio Santos aos 7 minutos e Jádson aos 24 minutos, e a missão se tornava impossível com dois jogadores a menos.

A humilhação ficou completa já nos acréscimos da partida com o gol marcado pelo centroavante Fernando Fernandes que serviu para decretar a segunda derrota corintiana no confronto diante de uma equipe inexpressiva, mas que foi superior  durante os 180 minutos do confronto.

Internacional vence Atlético e garante vaga nas quartas 

No outro confronto brasileiro da noite, Internacional e Atlético/MG fizeram um dos melhores jogos da competição até o momento. O colorado superou o galo pelo placar de 3 a 2 com gols de Valdívia, D’Alessandro e Lisandro López. Lucas pratto anotou o gol atleticano. Agora, o Inter, enfrentará o Independiente Santa Fé/COL nas quartas de finais da Libertadores 2015.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Barça perde em Munique mas está na sua oitava final de liga dos campeões



Mesmo com derrota diante do Bayern nesta terça, 12, na Alemanha, pelo placar de 3 a 2, equipe azul grená consegue classificação para mais uma final do principal torneio de clubes do Mundo. Final acontecerá no dia 06 de junho em Berlim/ALE e adversário será Real Madrid/ESP ou Juventus/ITA que decidem a outra vaga nesta quarta na Espanha  

trio MSN já soma incríveis 114 gols na temporada

Precisando de quatro gols para chegar a final da competição, os bávaros começaram a partida na busca incessante por reverter à desvantagem e logo aos 7 minutos, Xabi Alonso cobrou escanteio aberto e Benatia sem marcação cabeceou sem chances de defesa para Ter Stegen, o gol marcado no início da partida deixou os alemães como uma pitadinha de esperança de conseguir o milagre da classificação.

Mas do outro lado, tinha um tal de “MSN”  que nesta temporada marcou nada mais nada menos do que 112 gols até a partida desta tarde na Allianz Arena. não demorou muito para o melhor ataque do Mundo aparecer e aos 14 minutos, Messi deu excelente passe e deixou Suárez na cara do gol. O uruguaio não foi fominha e  rolou para Neymar, que empurrou para o gol vazio. 

Criador e criatura
O passaporte para Berlim foi carimbado aos 29 minutos ainda da etapa inicial novamente com o fantástico trio. Messi ganhou dividida no meio de campo, Suárez disparou pela direita e encontrou Neymar dentro da área que dominou no peito e bateu no canto de Neuer sem chances de defesa para o melhor goleiro do mundo.

Com a vantagem no agregado somando 5 a 1, o Barça voltou para o segundo tempo só aguardando o apito final do juizão. Mas do outro lado tinha uma equipe com muita qualidade e que não queria se despedir da principal competição europeia com mais uma derrota em seus domínios (na temporada 2013/2014, os bávaros foram derrotados pelo Real Madrid pelo placar de 4 a 1).

Os comandados de Guardiola sabiam que precisavam jogar não pela classificação, mas sim por uma despedida honrosa, e conseguiram a vitória com gols de Lewandowski aos 13 minutos e Thomas Müller aos 29 minutos da etapa final.

Agora, a equipe azul grená espera o seu adversário na final  que será conhecido nesta quarta no estádio Santiago Bernabéu, donde o Real Madrid/ESP enfrenta a Juventus/ITA. Os italianos jogam por um simples empate para voltar à decisão do principal torneio de clubes do Mundo após15 anos. Para os merengues, basta uma vitória simples por 1 a 0 para continuar no sonho de conquistar sua décima primeira orelhuda.

The Upshot e a tendência do jornalismo explicativo



Faz tempo que as pessoas buscam informações cada vez mais rápidas e não querem esperar o dia seguinte para ler nos tradicionais jornais impressos aquilo que lhe é interessante, seja na sua cidade ou em qualquer lugar do Mundo. Todo este avanço faz surgir a cada dia através do sistema Multimídia novas e atrativas ferramentas que buscam prender á atenção do seu leitor.
O fim próximo do ciclo tradicional de notícias é a chave para se entender todo o fenômeno do jornalismo explicativo. A internet eliminou as análises tardias sobre as notícias do dia anterior. Hoje, o Mundo é dividido em dois tipos de jornalismo? Um factual que responde ao questionário de um simples lead: “quem, o quê, quando e onde”, e outro explicativo, que responde ao “como e por quê”?
O surgimento do jornalismo explicativo aconteceu também devido a inserção no meio jornalístico do sistema Multimídia com a utilização de infográficos principalmente na web através de versões online de jornais, blogs e portais que buscam através de estatísticas ajudarem ao publico a entender melhor as noticias a partir de análises, gráficos e outros recursos – diversos temas e notícias. O chamado jornalismo explicativo (no inglês, explanatory journalism)  
O primeiro infográfico surgiu em 2008, quando o jornalista americano Nate Silver colocou na rede a versão online Five Thirty (blog com analises sobre economia, politica e esporte) que acabou gerando grande repercussão e destaque nos EUA durante as eleições presidenciais norte-americanas, com o jornalista usando este espaço na web para disponibilizar a seus leitores diversas opiniões sobre os candidatos e dados relevantes sobre eles.
Com o sucesso alcançado por Nate, grandes jornais mundiais como The Guardian(ING), Washington Post (EUA) e o The New York Times  aderiram a esta nova “moda” e também criaram seus “Players” digitais sempre com reportagens explicativas e baseadas em dados.
 Esta ferramenta de trabalho no mundo jornalístico provavelmente fará com que jornalistas que estão se formando já nesta nova tendência tenham a habilidade necessária para produzir este tipo de reportagem, com isto se diferenciando daqueles que ainda vivem das máquinas de escrever e não se preocupam em atualizar seus aprendizados e entender como a chegada da multimídia no mundo moderno não permite acomodações.
Estaríamos presenciando uma tendência? Áreas e temas como jornalismo visual, data journalism, big data e afins nunca estiveram tão em evidência. Da mesma forma, nunca se teve tantos hackathons como agora, com jornalistas se juntando a programadores e outros profissionais para criarem novas formas de storytelling ou de usar dados e gráficos a favor do jornalismo.
Certamente, esses novos “players” só são possíveis devido a Multimídia e todo o avanço que esta ferramenta trouxe a sociedade, seja para as pessoas mais simples que necessitam “apenas” de um celular para sobreviver na loucura virtual das redes sociais, seja para os grandes profissionais que usam este sistema para fazer negócios e estarem conectados 24 horas por dia em busca de novas oportunidades de crescimento na sua empresa ou mesmo na vida particular.
Teria como o jornalismo sobreviver nos dias atuais sem esta nova tendência? Creio que não, pois acredito que o Jornalismo assim como todas as profissões passa por transformações diárias e esta tendência não tem como ser alterada. Ir contra o avanço tecnológico e excluir a multimídia da informação, é como fazer uma vitamina e não acrescentar na receita o leite, e mesmo sem um dos ingredientes principais querer que a vitamina possa está deliciosa para ser degustada.

domingo, 10 de maio de 2015

A primeira rodada do Brasileirão

Luíz Fabiano marcou o primeiro gol tricolor na partida

Talento decide e São Paulo vence Flamengo
São Paulo e Flamengo se enfrentaram na tarde deste domingo, 10, no Morumbi pela primeira rodada do campeonato brasileiro. Na primeira etapa, um jogo decepcionante e não digno dos doze títulos que envolvia o confronto. Com a entrada de Ganso no segundo tempo, o tricolor melhorou e conquistou a vitória por 2 a 1, (gols de Luís Fabiano e Alexandre pato). Everton descontou de pênalti para o mengo.

Com “cabeças” na libertadores, Corinthians Vence Cruzeiro na Arena Pantanal

O Corinthians venceu o cruzeiro pelo placar de 1 a 0 (Romero marcou aos 36minutos do segundo tempo) e conseguiu uma importantíssima vitória. O jogo aconteceu na Arena Pantanal (MS), devido ao time mineiro ter que cumprir a punição da perda de um mando de campo referente ao campeonato passado. O resultado eleva o moral da equipe para o duelo decisivo diante do Guarani (PAR) na próxima quarta, 14, no jogo de volta das oitavas de finais da Libertadores, em que o timão precisa reverter uma desvantagem de dois gols conseguida pelo adversário.

Santos empata com o Avaí na Ressacada

O campeão paulista estreou no campeonato brasileiro diante do Avaí jogando fora de casa e conseguiu um empate por 1 a 1. Robinho anotou o gol santista aos 26 minutos da primeira etapa, enquanto o veterano Marquinho empatou à peleja aos 18 minutos do segundo tempo. 

Grêmio e Ponte empatam em 3 a 3 no Sul

Grêmio e Ponte Preta estrearam o novo horário (11h) que a CBF pretende “implantar” nesta edição do brasileiro. O tricolor começou demonstrando sua força e inaugurou o placar com Yuri Mamute aos 24minutos da primeira etapa. O segundo tempo foi elétrico com o tricolor gaúcho aumentando sua vantagem logo aos nove minutos novamente com Mamute. Após o segundo gol gremista, a Ponte cresceu na partida e chegou ao empate em dois minutos com gols de Renato Cajá aos 17’ e Rildo aos 19’. Matías Rodríguez (33min.) colocou novamente o grêmio em vantagem, mas Diogo Oliveira já nos acréscimos decretou o empate na Arena.

Diego Souza anotou dois gols para o Sport 
Nos outros jogos deste domingo o Atlético/PR superou o Internacional pelo placar de 3 a 0, com gols de Walter, Felipe e Paulão (contra). O Sport goleou o Figueirense na ilha do retiro por 4 a 1. Para o leão marcaram Diego Souza (2), Matheus Ferraz e Régis. O gol do figueira foi marcado pelo lateral esquerdo do leão Renê que tentou cortar o cruzamento de Everaldo, mas acabou colocando ela contra o próprio patrimônio. Vasco e Goiás não saíram do zero em São Januário.

Jogos de Sábado

Palmeiras 2 x 2 Atlético/MG  (Alianz parque)
Chapecoense 2 x 1 Coritiba  (Arena Condá)
Fluminense 1 x 0 Joinville  (Maracanã)