O processo de modernização da informação no Brasil surgiu no final
do século XX e inicio do século XXI, quando computadores, tabletes e
smartphones literalmente invadiram os lares brasileiros, causando uma grande
reformulação na comunicação brasileira. As novas tecnologias se tornaram a
maneira mais prática e viável de saber o que acontece no exato momento em que o
fato acontece, seja na sua cidade ou em outro continente.
Com a tecnologia cada vez mais avançada, meios de
comunicação impressos perderam espaço para as mídias eletrônicas no interesse
do publico cada vez mais exigente em saber de todas as novidades que acontecem,
toda esta facilidade foi gerada pelo avanço tecnológico gigantesco que surgiu
no Brasil e de maneira avassaladora tomou o espaço ocupado pelos meio
tradicionais de comunicação como jornais, revistas, etc.
Para se
adequarem ao jornalismo do presente e futuro, jornais como Estadão e Folha de
São Paulo dentre tantos outros procuram
de varias formas se adequar a esta nova realidade, usam a internet para colocar
em suas paginas matérias que serão destaque na versão impressa do dia seguinte,
com isso, eles disputam audiência e
visibilidade com blogs e portais.
Outro meio
impresso que anda tendo bastante dificuldade para se habituar a esta nova realidade
são as revistas, como não são publicações diárias e sim semanais ou mensais,
elas se veem numa encruzilhada e desesperadora busca por alternativas de
sobrevivência, que na maioria das vezes são insuficientes e a cada dia que passa
o que mais ver são revistas fechando as portas e fazendo demissões em massa de
vários profissionais bem qualificados que voltam ao mercado de trabalho e
disputam espaço com os novos jornalistas que se formam a cada ano em todo o
Brasil.
O jornalista
Leonardo Sakamoto ( blogueiro do portal Uol) disse em uma entrevista que num
mundo tão fragmentado com o qual vivemos, não faz sentido as pessoas se
informarem apenas com uma filtragem de um veiculo de comunicação e sim buscam
visões de vários pontos de vista para assim sendo formar uma opinião completa e
segura em relação ao que ele se propõe a ler e ouvir.
Outro dado importante revelado por Leonardo é que o
principal meio de sustento do jornalismo atualmente é a publicidade e esse
“dinheiro”, antes distribuído nos jornais e revistas está migrando para a internet,
onde está à audiência e consequentemente o retorno tão almejado.
Para se adequarem a
este novo mercado, as principais redações destes tradicionais jornais estão em
busca de novos profissionais com capacidade de exercer a profissão através da
multimídia e não somente através das antigas máquinas de escrever.
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