terça-feira, 24 de março de 2015

A internet Mudando a Comunicação No Brasil



 O processo de modernização da informação no Brasil surgiu no final do século XX e inicio do século XXI, quando computadores, tabletes e smartphones literalmente invadiram os lares brasileiros, causando uma grande reformulação na comunicação brasileira. As novas tecnologias se tornaram a maneira mais prática e viável de saber o que acontece no exato momento em que o fato acontece, seja na sua cidade ou em outro continente.

Com a tecnologia cada vez mais avançada, meios de comunicação impressos perderam espaço para as mídias eletrônicas no interesse do publico cada vez mais exigente em saber de todas as novidades que acontecem, toda esta facilidade foi gerada pelo avanço tecnológico gigantesco que surgiu no Brasil e de maneira avassaladora tomou o espaço ocupado pelos meio tradicionais de comunicação como jornais, revistas, etc.

 Para se adequarem ao jornalismo do presente e futuro, jornais como Estadão e Folha de São Paulo dentre tantos outros  procuram de varias formas se adequar a esta nova realidade, usam a internet para colocar em suas paginas matérias que serão destaque na versão impressa do dia seguinte, com isso, eles  disputam audiência e visibilidade com blogs e portais.

 Outro meio impresso que anda tendo bastante dificuldade para se habituar a esta nova realidade são as revistas, como não são publicações diárias e sim semanais ou mensais, elas se veem numa encruzilhada e desesperadora busca por alternativas de sobrevivência, que na maioria das vezes são insuficientes e a cada dia que passa o que mais ver são revistas fechando as portas e fazendo demissões em massa de vários profissionais bem qualificados que voltam ao mercado de trabalho e disputam espaço com os novos jornalistas que se formam a cada ano em todo o Brasil.

 O jornalista Leonardo Sakamoto ( blogueiro do portal Uol) disse em uma entrevista que num mundo tão fragmentado com o qual vivemos, não faz sentido as pessoas se informarem apenas com uma filtragem de um veiculo de comunicação e sim buscam visões de vários pontos de vista para assim sendo formar uma opinião completa e segura em relação ao que ele se propõe a ler e ouvir.

Outro dado importante revelado por Leonardo é que o principal meio de sustento do jornalismo atualmente é a publicidade e esse “dinheiro”, antes distribuído nos jornais e revistas está migrando para a internet, onde está à audiência e consequentemente o retorno tão almejado.
Para se adequarem a este novo mercado, as principais redações destes tradicionais jornais estão em busca de novos profissionais com capacidade de exercer a profissão através da multimídia e não somente através das antigas máquinas de escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela visita, discordar das minha opiniões é do jogo e o debate é fundamental, mas com educação. Comentários ofensivos serão excluídos, críticas construtivas são muito bem vindas.