terça-feira, 24 de março de 2015

As diferentes faces do jornalismo



O jornalista Bruno Figueiredo fez uma palestra no TEDX  Belo Horizonte, usando seu tempo exato de 17 minutos para expressar aos presente seus pensamentos e fatos reais sobre o tema “ Verdade e interesse publico no jornalismo”.
“ Eu acredito que assim como aconteceu comigo, a maioria das pessoas que escolhem o jornalismo como profissão, acabam escolhendo por um desejo de interferir no mundo e faze-lo melhor e quando se entra na faculdade o primeiro ensinamento é o compromisso com a verdade e o interesse publico” com estas palavras, Bruno figueiredo iniciou sua palestra na TED Belo Horizonte.
Após se formar em jornalismo, Bruno iniciou sua caminhada em um grande jornal da capital mineira e foi ai que ele começou a perceber uma grande diferença existente entre os ensinamentos da faculdade e a rotina diária. Diferentemente da teoria, o que move os grandes meios de comunicação é o lucro e a manutenção do poder e esses lucros são gerados por anunciantes, que na maioria das vezes vem de grandes empresas e do governo, provocando a duvida da imparcialidade no leitor.
Bruno revela em um trecho da palestra que em Belo horizonte o publico dos três principais  jornais mineiros são considerados da “ classe A” e sendo assim, sua missão como repórter fotografo era sempre trazer para a redação uma pauta envolvendo pessoas bonitas. Caso a pauta não estivesse sido definida antes já com um personagem definido, feios, negros e pobres eram expressamente proibidos.
É interessante também destacar os números repassados pelo jornalista que 47% dos brasileiros já usam a internet para se informar, a tv continua sendo o meio mais importante, mas ela está perdendo a cada dia  espaço principalmente entre os jovens, sendo este um cenário irreversível.
Outro trecho que vale a pena destacar desta palestra é quando Bruno conta detalhes do seu trabalho durante as manifestações de junho de 2014, as imagens de arbitrariedade e abuso de poder da policia como a fala do capitão Bruno ao jogar spray contendo gás nos manifestantes e jornalistas em Brasília/DF. “Joguei porque eu quis, pode ir lá e denunciar”. Esta fala do coronel virou paginas em grandes jornais e o vídeo chegou a mais de um milhão de acessos no youtube.
A palestra do jornalista bruno Figueiredo na minha opinião retrata bem como está a comunicação nos dias atuais, cada vez mais interativa e rápida, a informação antes exclusiva dos jornais impressos e noticiários de televisão estão migrando para a web, donde o fato é noticiado no momento em que ele acontece e com isto as pessoas não precisam mais esperar “ O Jornal Nacional” para se informar do que acontece no Mundo. Vale lembrar também que com a criação das mídias alternativas, a Globo já não influencia tanto a sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela visita, discordar das minha opiniões é do jogo e o debate é fundamental, mas com educação. Comentários ofensivos serão excluídos, críticas construtivas são muito bem vindas.