segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Barça "abandona" estilo Guardiola e joga cada vez mais vertical



Tiki-taka criado por Guardiola em 2008, que consagrou a equipe catalã com uma das melhores de todos os tempos é abandonado por Luiz Enrique. Atual sistema de jogo do Barça é semelhante ao Bayer de Munique da temporada 2012/13 comando por Jupp Heynckes

Guardiola revolucionou o futebol Mundial no comando do Barça
No inicio da temporada 2008/09, após um ano na equipe B, Guardiola foi anunciado como novo técnico do Barcelona. Desde sua chegada a equipe principal, ele implantou no clube sua filosofia de jogo, baseada no toque de bola e controle absoluto da partida.

Conhecido como tiki-taka, este sistema de jogo implantado por Guardiola e comandado por toda a maestria e genialidade de Xavi e Iniesta, rapidamente virou sinônimo de futebol arte e bem jogado, e as seis conquistas de titulo ao final da temporada (Liga dos Campeões, campeonato Espanhol, copa do Rei, supercopa da Espanha, supercopa da Europa e mundial Interclubes) consagraram o treinador espanhol, como o melhor do Mundo.

Com a saída de Guardiola, em 2012, seu sistema de jogo foi ainda preservado pelo seu sucessor e ex-auxiliar Tito Vilanova, que presava também pelo controle da partida e insaciável desejo de ter sempre a pelota sobre o domínio de seus comandados. Por motivos de doença, Vilanova comandou a equipe catalã, somente por uma temporada, vindo a falecer em Abril de 2014.

Atual técnico está em sua segunda temporada no Barça
Após uma temporada sob o comando do argentino Tata Martino, o espanhol Luiz Enrique foi contratado e logo no início da temporada 2014/15 era visível perceber que aquela filosofia da intensa posse de bola, concentrado totalmente no meio de campo começava a desaparecer, e surgia então, um estilo mais vertical, que tornava o time mais direto ao gol, impulsionado pelo trio de ataque MSN, formado por Messi, Suárez e Neymar.

Mas o ápice desta mudança ocorre na atual temporada e principalmente nos últimos jogos, após as lesões de Iniesta e Lionel Messi. Com Neymar assumindo o papel de estrela da companhia, e seu estilo de jogo já conhecidamente mais individualista, sempre com dribles em direção à grande área e finalizações, o sistema Tiki-taka que tantas alegrias deram a torcida catalã parece cada vez mais distante do Camp Nou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela visita, discordar das minha opiniões é do jogo e o debate é fundamental, mas com educação. Comentários ofensivos serão excluídos, críticas construtivas são muito bem vindas.